A ida


Só de loucos, mesmo. As imagens apresentadas foram tiradas de dentro do carro e no caminho escolhido para chegar à Lousã.
Costumamos dizer que chegar à Lousã é como chegar a casa, embora ainda nos faltem percorrer trinta e poucos quilómetros serra acima. É da Lousã que fazemos os telefonemas para as Mães. Um hábito antigo que elas não dispensam. Compreendemos o que sentem e nós bem exigimos de outros também. Mas nem todos somos iguais em empatia, né? Ora para abreviar a ansiedade em que ficam as Mães, não custa nada avisar-mos que estamos quase a chegar.

Quem vai para a estrada, vai para a guerra. Quase. Temos alguns «ídos» antes do tempo por acidentes na estrada. Continuam a haver demasiadas mortes e feridos nas estradas por estupidez, por falta de civismo, por ignorância. As estradas, essas não podiam estar melhores, para serem usufruídas por gente civilizada. Para além disto, o ambiente atmosférico tem muita importância. Viajar em dia solarengo é um passeio, mas em dias assim, como as fotos documentam, só mesmo a vontade de estar no nosso cantinho na serra nos faz fazer à estrada. E eu que não creio, acrescento, viajo com o credo na boca ... Há energúmenos demais com volantes na mão. A chuva, o vento, a escuridão às três da tarde, são mote mais que suficiente para preocupar quem fica em casa e redobrar os sentidos de quem vai em viagem. Descontração sim, mas estupidez natural, não.

Mais uma vez fomos. E mais uma vez voltámos.

A cantiga escolhida para o «filme» é de Ingrid Michaelson, the way that I am.

4 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que tudo correu bem!
Beijinhos e Parabens atrasados para a Mãe que está linda na foto!

Joalex Henry disse...

Viajar para a serra no inverno é sempre uma aventura. Mas o ar puro, as belas paisagens e toda a paz que dela emana, certamente que compensam as dificuldades da viagem. Parabéns pelas mini-férias e pelas belas imagens da serra.
José Alexandre

Guidinha Pinto disse...

Olá Tina. Obrigada. Beijo

Guidinha Pinto disse...

Pois foi Joalex, estivemos concerteza perto do seu sítio.
Lá em cima foi brutal :).
Obrigada.