Neve, pouca. Gelo, muito.

Nunca sentimos a Serra da Lousã tão agreste como neste 1º de Dezembro de 2010, assim como nos quatro que se seguiram. 5 dias de férias em Lisboa era um desperdício.
Por isso e apesar dos avisos meteorológicos, seguimos com mantimentos, não fosse o diabo tecê-las e a impossibilidade de viajar pela Nacional 2 se tornasse um pesadelo.
Chegámos às cinco da tarde de quarta feira e o sol já tinha passado para detrás do Penedo.
A noite já se instalara. A noite e o frio de vento cortante, seco.
Descemos ao fundo do Lugar. Chave na porta e um frio de tumba. Dentro de casa o termómetro marcava 3 graus. Credo!
Acender o fogão e ligar o aquecimento, a prioridade e tarefas de Marido. Arrumar a tralha, fazer o jantar, a minha. Aproveitar o que viesse, a nossa. E mexer-mo-nos, que quem se mexe aquece.
De manhã, dez horas e upa da cama. Fui espreitar. Estava branco o meu Penedo. De gelo e só lá em cima, que o sol já tinha derretido algum, cá mais abaixo. Respirar o ar frio de 2 graus na serra é muito perigo para «alfacinhas» como eu. O nariz gelou enquanto cliquei. Gelei toda. Impressionante. Apesar disso, não haver chuva, era o melhor dos presentes.
Ir passear. Para onde? Aquele frio, o frio como nunca sentimos naquele Lugar «de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros» como falou José Régio mas do calor, em Portalegre, fez-nos ser prudentes e ficar por ali.
Do Outono, das suas cores, já pouco resta. O Inverno instalou-se. De malas e bagagens.

5 comentários:

Paula Santa Cruz disse...

Olá Guida,
Bonitas fotos que colocou nestes posts. A Serra é linda tanto de Verão como de Inverno, nesta altura é tão bom estar à lareira... Já tenho saudades desse calor. Brevemente irei também à Serra.
Bjs
Paula Santa Cruz

Guidinha Pinto disse...

Olá Paula. Vou continuar a colocar as fotos que conseguimos tirar. Espero que viage um pouco através delas e mate a saudade um pouquinho.
Obrigada pela visita.
Beijo.

Elvira disse...

Olá Guida. Mais uma vez, bonitas as fotos que publicaste destes sítios da serra. Deste modo, vou revivendo locais e também momentos por lá passados. Parabéns pela vossa coragem de subir à serra nesta altura do ano, se bem que pense que o Inverno se instalou subitamente, assim, sem ser esperado ainda... por isso mesmo. Mas penso que foi para vós um fim de semana bem conseguido, apesar da neve e frio. Aproveitaram as mini-férias. Em Lisboa, no Sábado, foi um dia terrível de frio e chuva tocada a vento - um calafrio...
Beijos. Fiquem bem.

Elvira disse...

Alô mais uma vez. Gostei de ver a imagem de topo do blogue que postaste. Está muito gira... A estrada está um encanto; bonita, e a tua foto reflectida no espelho retrovisor do carro está muito original. Mantém este visual no cabeçalho do blogue durante o Inverno... está muito bem concebido e mostra um pedacinho da serra... Beijos.

Guidinha Pinto disse...

Olá Elvira :).
Fico feliz por teres aproveitado as imagens e teres ido até lá em pensamento.
Obrigada.
Beijo.