Bobby Charles versus os desconhecidos haitianos



Há três dias que me entram casa adentro imagens e notícias de mortes e desaparecidos, dado o drama que o povo Haitiano está a viver. Ilustres desconhecidos todos eles, povo, governantes, outros poderes institucionais. Não há nenhum haitiano que dê a cara pelo seu País, que o represente e fale ao mundo das necessidades que o assolam. Sem governo nem poder, estão a ser invadidos por homens de boa vontade, que aderem a causas humanitárias e que rapidamente se fazem presentes em locais sofredores. Levam o estrictamente necessário e representam o mundo civilizado. O receio de novas réplicas está presente. As imagens mostram um Povo, que se desloca sem parança. Não me é indiferente olhá-los, aos «vivos e a mexer» e questionar-me: Para onde irão aquelas pessoas, de onde vêm, porque passam cegos pelos seus semelhantes mortos, espalhados pelas ruas, pelas estradas, sem mesmo um pano a tapá-los e nada fazem. É um povo adormecido, com medo. Habituado à convivência com o terror das armas e com a miséria de tal modo vai passando e nada faz. Quando a noite cai, juntam-se sentados e esperam. Esperam ajuda. Outras vozes se fazem ouvir, como dadoras de imensas quantias de dólares e euros. Quem controla?

Hoje também foi notícia que Bobby Charles morreu hoje. Quem é este? Um Americano que chegou aos 71 anos de idade e que na sua juventude foi autor da letra «See You Later Alligator», interpretada pelos Bill Haley and his Comets. Esta chegou à 6ª posição nos charts americanos no ano de 1956. Cá também tocou nas rádio-telefonias portuguesas. Eu conheço-a e fui à procura dela no YouTube. Não conheço que mais este senhor terá feito.

A diferença entre este senhor e os outros milhares de ilustres desconhecidos haitianos, é que estes são anónimos mas Bobby, não. Por isso posso deixar aqui a despedida: see you latter Bobby Charles!

2 comentários:

Anónimo disse...

"See you later alligator"/"See you later Bobby Charles": achei muito gira esta tua última frase... Para mim um ilustre desconhecido como os pobres Haitianos, mas a música não me é estranha... Então, eu também, "I´ll see you later Bobby"
Elvira.

Guidinha Pinto disse...

É um bocadinho anterior à tua década, mas ouvimo-la durante alguns anos, principalmente nos gira discos em festas "ié ié".
Beijo