Momentos XV

Laura e Mateus - dois pequeninos agricultores

E não choveu. Em 1 de Setembro a terra estava boa para cavar, com a força dos braços, de enxada nas mãos. Abrir os regos e dispôr as couvinhas compradas ao cento numa feira ou nalgum mercado. Fechar os regos e regar. Rezar para que peguem todas. Se chover, melhor. Mas não choveu. Tiveram de ser regadas. Até hoje, não choveu. Mateus escolheu, por motivos de saúde, alimentar-se com o que põe à terra e a natureza vegetal lhe oferece. É muito cansativo este trabalho, mas o resultado final inigualável.

Porque é que mudamos os hábitos alimentares só quando adoecemos? Deveríamos aceitar mudar o modo como nos alimentamos, para não adoecermos. Mais cedo ou mais tarde é o que acontece a quem não tem cuidados com o que engole.

Consumir menos o que é alimento fabricado industrialmente ou à base de provocar sofrimento animal, seria uma boa proposta para melhorar a nossa saúde, antes que ela se vá. Penso eu de que. E pensam muitos milhões, noutras partes do nosso planeta.

2 comentários:

Cris disse...

Es muy cierto lo que opinás. Lástima que tomamos conciencia cuando ya nuestro organismo está afectado y enfermo por una mala alimentación. Cariños, tenha uma boa semana!

Guidinha Pinto disse...

Obrigada Cris.
Uma boa semana para si também.