Parabéns Palmira!


Um dia em férias e um pic-nic combinado de ante-véspera, arranjado pelas mulheres (eu e Palmira) e esta foto que se clicou para fixar o final de uma viagem à Barragem de Santa Luzia, pelas boas estradas alcatroadas que serpenteiam a Serra do Açor. Foi um dia quente de verão, há cerca de uma semana. 
Terminada a viagem, na Póvoa, não, não queríamos nenhuma sopinha pois não cabia mais nada no estômago, saímos também do carro que o início da noite estava cálido. 
O Penedo mostrava-se já escuro sob um céu azul indigo e milhões de estrelas que vagueiam na Estrada de Santiago. Estávamos bem. 
Quase a dizer até amanhã, gostámos muito, obrigada por tudo, não esperávamos ouvir o Primo Afonso perguntar se gostávamos de vinho doce. Olhei Marido. Não, nunca provei, respondi. Duvidaram. A sério! Segui-mo-lo e entrámos, os quatro, numa espécie de adega e de arrumos. Havia um cheiro adocicado no ar. Olhá-mos um bidon, azul, tapado com um pano e trancado com um pau desde a tampa até ao tecto. Para o mosto não sair, que estava a ferver. Boa! Isto é que é imaginação. Nunca provei vinho doce porque as vindimas costumam fazer-se mais para os finais dos Setembros e a essa altura já costumamos estar em Lisboa, respondi. Copos a tilintar, a encherem-se, risos meus e da prima Palmira, que não, não tinha ainda álcool e à questão do costume teve resposta pronta - não faz mal à barriga, nada! Inspirei o aroma, mistura de uva americana com outra «casta» e provámos. E bebemos de uma vez e concordámos que era realmente doce. Era tão bom! E tornámos a rir e a encher os copos. E brindámos. À amizade, ao convívio são, à repetição daquele passeio para o ano, enfim, brindámos à Vida e a um dia bem aproveitado. Estávamos felizes. A foto é a prova, da prova do vinho doce.

Hoje, dia 22 de Setembro, eu quero brindar ao Aniversário do Nascimento da Prima Palmira. Uma Mulher forte, Mulher do meu Primo Afonso, Mãe de Nuno e Avó de Rodrigo. Escolhi esta foto porque tenho um copo na mão e ela também. Faz de conta que erguemos agora os copos para lhe desejar Saúde e Sorte. E que a vida não nos pregue partidas, com as partidas inesperadas dos que amamos.

Parabéns prima Palmira. Conta muitos e muitos.


Sem comentários: