Viro as costas a Lisboa, vou pró sol da Caparica

Costa de Caparica. Ao princípio pareceu-me que eram redes a secar ... depois verifiquei que não. Mesmo ali diante das nossas barbas, restos de redes que o vento leva e a areia vai cobrindo. E plásticos, garrafas, caixas de papelão.
Costa de Caparica. Nós, os que a visitamos, gostávamos de a ver limpa. Visita-mo-la não só pelo mar, de águas transparentes e espumosas, o extenso areal e o passeio marítimo. Por detrás de novos *cafés-restaurantes* com camas, sofás e afins, virados para esse mar, fica o lixo que a maioria não vê porque está de passagem. Do site da Junta de Freguesia, retirei o que está entre asteriscos. As fotos acima, foram clicadas hoje, um belo dia de fim de Inverno, com um sol convidativo que nos fez deslocar lá.

*Portugal apresenta aspectos geológicos e geomorfológicos de grande interesse, não só sob o ponto de vista científico, mas também de beleza paisagística que importa preservar. *.../ *Excelentes praias atlânticas de uma água transparente, com extensos areais, desde a Costa da Caparica até à Fonte da Telha, conferem a este local um valor natural de enorme potencial recreativo e turístico que urge proteger e valorizar. A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica constitui uma área de inegável valor geológico, florístico, faunístico e paisagístico, com aptidão sobejamente conhecida para a educação, o estudo, o lazer, o recreio e a preservação da natureza. É uma raridade às portas de Lisboa que vos convidamos a visitar!*

Será uma raridade, mas não em limpeza.

Sem comentários: