Centenário da Universidade de Lisboa e atribuição de Doutoramento «honoris causa» a Paula Rego

Paula Rego. Pintora. Contadora de «estórias». Não visitei, ainda, a sua Casa das Histórias, em Cascais.
Olho a sua obra e assusto-me. Não a olho à vontade, encantada. São imagens brutas, de alguma violência, com gentes feias, más. Talvez por isso a desculpa. Mas o nosso dia a dia é assim, com muito pouca beleza.
A notícia hoje é esta:
Paula Rego recebe hoje doutoramento honoris causa na UL

Paula Rego vai receber hoje as insígnias do doutoramento honoris causa na Aula Magna da Universidade de Lisboa (UL), as primeiras concedidas a uma personalidade da área das artes.

A homenagem, que acontece num ano em que a UL celebra um século de existência, visa distinguir «uma personalidade de mérito excepcional» e «uma das grandes referências artísticas e culturais da actualidade», segundo a reitoria.

«Com este gesto, em ano de centenário da universidade, queremos marcar a importância da Arte para a universidade e para a sociedade. Juntamo-nos, assim, a prestigiadas instituições estrangeiras que concederam títulos honoríficos à pintora Paula Rego», adianta a nota.

No ano passado, a pintora, de 76 anos, recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.



Sem comentários: