Poiartes - Feira Nacional de Artesanato

Ainda não tinhamos degustado Chanfana. Em casa, fazê-la, nem pensar. Muito calooooorrrr. Onde é melhor? Há muitos sítios, mas há anos que não íamos à terra da respectiva Confraria: Vila Nova de Poiares. Bora. Dia 11 de Setembro, lá fomos. De Góis lá é geralmente meia horita em estrada muito boa - a Nacional 2.
Na segunda semana de Setembro, é a Poiartes - Feira Nacional de Artesanato e da Gastronomia. Perguntámos onde era e onde poderíamos deixar carro. Estavam em festa, que bom. Adoro feiras. Seguimos o som da Música. Portuguesa. Mas de Lisboa ... com músicos de origem brasileira a tocarem. Mas a música saiu impecávelmente tocada. Com aquele calor constante a perseguir-nos, nem sei como eles aguentaram entreter os visitantes.

Sentámo-nos na primeira «sombra com mesas» e bancos corridos. Pertencia a uma associação que espero não estar enganada de nome ADIP (Associação de Dsenvolvimento Integrado de Poiares). Estavamos cheios de larica. Pedimos e enquanto aguardávamos a chanfana, feita não sei onde - dizem que foi toda preparada em Penacova - gravei com o telelé a interpretação da conhecida «ai se os meus olhos falassem».


Na mesa, a tão esperada chanfana, a broa, as azeitonas temperadas com ervas alho e azeite, o vinho tinto da região (?) com gelo dentro (afinal chanfana com água faz mal e o motorista tem a viagem para casa). À volta simpatia e muita música.

São servidos? É que estava mesmo muito boa! Parabéns aos cozinheiros.
E para terminar, um Delta com um Poiarito, o bolo da cidade.
A seguir, desmoer a refeição a andar pela feira propriamente dita.

PS: «Vila Nova de Poiares é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Pinhal Interior Norte. É sede de um pequeno município com 83,82 km² de área e subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penacova, a leste por Arganil, a sueste por Góis, a sul pela Lousã, a sudoeste por Miranda do Corvo e a oeste por Coimbra.»(*) Todos lugares lindos!

(*) retirado da Net.

Sem comentários: