Os inocentes não saíram inocentes do banco dos réus

Foi notícia há dois meses! Tirei daí - http://economico.sapo.pt/noticias/jardim-goncalves-nao-tenciona-abandonar-a-banca_89567.html - Diz que: «O antigo presidente do BCP, condenado a nove anos de inibição na banca pelo Banco de Portugal, já anunciou que vai recorrer da decisão.
Jardim Gonçalves diz em comunicado que vai recorrer da decisão do Banco de Portugal, que proibiu também outros seis antigos administradores do BCP de exercerem cargos na Banca. Os condenados foram também alvo da decisão de pagamento de coimas que vão até um milhão de euros.
O fundador do BCP diz que o banco "deu um grande contributo para todo o sistema financeiro, que o Banco de Portugal não acompanha", e sublinha que "a condenação vem na linha da Reunião realizada em Dezembro de 2007, no Banco de Portugal, do Governador com os maiores concorrentes accionistas do BCP, e a que eu chamei "atípica" na Comissão Parlamentar".
No documento pode ainda ler-se que "o discurso acusatório do Governador do Banco de Portugal em Dezembro de 2007, precedido pelos discursos de sentido idêntico do Ministro das Finanças e do presidente da CMVM, antes mesmo de ser realizada qualquer investigação, não dava outra alternativa ao Banco de Portugal senão avançar com esta condenação, antes da posse do novo Governador do Banco de Portugal, ex-Director-Geral do BCP.../Jardim Gonçalves adianta ainda que não pretende deixar de exercer cargos em instituições bancárias e afirma: "irei impugnar". Estava no seu direito.
Mas ...
Hoje é notícia que Antigo presidente do Banco Comercial Português (BCP) Jardim Gonçalves foi condenado.
De novo? E irá recorrer, de novo?
Roubei em http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/bcp-jardim-goncalves-condenado e aí está:
- «A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) condenou nove ex-administradores do BCP a coimas de 4,325 milhões de euros por informação falsa ao mercado, noticiou a Lusa. Jardim Gonçalves tem a multa mais elevada (1 milhão de euros) e fica inibido de exercer actividade bancária por cinco anos. Paulo Teixeira Pinto paga 200 mil euros e fica um ano inibido./...»
Quanto às coimas, são mesmo isso, uma multa, uma pena, um castigo. Pouquinho em relação ao bolo inteiro, digo eu que sou muito tapada de vistas. Mas também foram inibidos de exercer actividade bancária. Baixou em alguns anos essa pena, mas estou com peninha e interrogo-me: Terão direito a subsídio de desemprego? Que vão fazer das vidas deles?

Sem comentários: