.../ um país que precisa de um salvador não merece ser salvo".

Góis, vista parcial clicada por Euzinha

«Tarã! que boa notícia» pensei, ao ler o título «O desenvolvimento está a chegar ao concelho de Góis». O meu «Tarã! que boa notícia» é por causa disto:
ECONOMIA - 07-05-2010
O maior investimento dos «últimos séculos» no concelho de Góis está a caminho, é ambicioso e vai ser uma realidade em Junho de 2012. Com um investimento na ordem dos 50 milhões de euros, dentro de cinco anos estará de pé aquele que é considerado por Lurdes Castanheira, presidente da autarquia de Góis, como o «maior investimento dos últimos séculos no concelho».
Designado por Health Resort Nature Góis, trata-se de uma unidade hoteleira e SPA, com 86 apartamentos, 34 vivendas autónomas, residências medicalizadas. Vai nascer na Quinta do Baião e vai ter também um jardim infantil, uma creche e até um heliporto. A unidade vai estar dimensionada para receber até 460 pessoas e mais 300 utentes que necessitem de cuidados permanentes. Turismo, saúde e bem-estar, num complexo de quatro estrelas, amigo do ambiente, que prevê criar perto de 500 novos postos de trabalho directos e indirectos. Retirei daqui.
Pasmei porque se-me-fez uma luz no cérebro sobre outra notícia, ou talvez não notícia alguém me tire dúvidas depois de ler, relacionada com Góis e a Saúde ou a falta dela e precisarem de um médico, logo de uma consulta no SAP de Góis que parece que ia fechar, mas depois até não, está publicada aqui e aqui, o segundo referenciando o primeiro, ao fim ao cabo não percebo uma notícia tão grande para não ser notícia nenhuma.

Há tanto para fazer pelas populações dos lugares que salpicam aquelas serras, pequenas obras nos Lugares da Freguesia, e vem a presidente publicitar uma unidade hoteleira e SPA, com 86 apartamentos, 34 vivendas autónomas, residências medicalizadas, que irá nascer na Quinta do Baião e irá ter também um jardim infantil, uma creche e até um heliporto. Bem! Uau! Mas onde irá caber esta coisa? Com mais 460+300, fora os trabalhadores e o helicoptero ... Os canos não vão aguentar. A água do Ceira não vai chegar para re-acolher tanta gente. E os banhos de Verão? Góis é tão aconchegantezinho. Os senhores das motas, só em Agosto, já são encaminhados e deixados pousar na saída para Arganil e V. N. Poiares!
Ando a pular para estar mais bem informada. Escrito no «portaldomovimento.com» está que a obra também tem relevância pelo numeroso grupo de pessoas que pode a vir a empregar, muitas delas com exigentes classificações e saberes profissionais. Óptimo. O que mais temos são licenciados a trabalhar em call centers ou numa caixa de farmácia por 18.00€/dia.
Li que assinado já está o protocolo, mas tenho dúvidas sobre o que quererá dizer esta frase de «acompanhado e acarinhado pela CMG». Será que quer dizer fiscalizado mansamente? Que irá dar trabalho a muitos. É preciso trabalho. Se houver quem procure esse tipo de serviços, está garantido. Não são os habitantes do Concelho que irão usufruir desses serviços, pelo menos conhecendo eu que uma grande maioria sobrevive de pensões.
Um spa. Boa. Ora o Spa não é financiado pelos nossos sistemas de saúde, só a Fisioterapia e a Reabilitação o são. E é um problema quando alguém parte um osso lá em cima ou dá um jeito às costas. E reconheço que há muitos «primos» a requererem estes serviços. Depois de tirar o gesso ou as talas ou diagnosticado que está o problema muscular, têm de se deslocar a Coimbra diariamente, que dista a 45-50 km, de ambulância ou táxi-colectivo. E voltar. A pagar por todos os contribuintes. Estamos num estado social. São as carências de quem vive no interior serrano.
Só para terminar, que já me alonguei demais e mais não procuro. O que é isto?

Já me cansei. Prontos.

5 comentários:

Anónimo disse...

boa noite,em relação á foto da Cerdeira ,a mesma foi blogado da pagina do facebook da Cerdeira, mas por motivos tecnicos no blog ficou mais "magra " mas depois, gostei e deixei-a ficar

cumprimento do Penedo

Guidinha Pinto disse...

Olá Penedo. Tudo bem, só achei graça à distorção.
Fique bem.
Um abraço.

Pedro Carvalhal disse...

Boa Tarde,

em primeiro lugar devo dizer que sou daqueles que axa que cada vez mais se deve investir no interior, em especial em lugares como Gois, lugares magicos com uma energia unica.
Em relaçao ao processo crime da quinta, lamento que todo este processo ainda esteja encalhado ali para os lados do TIC, ja a muito que deveriam ter sido condenados os canalhas que sem do nem piedade andam a roubar este pais.
Politica a parte, Gois merece melhor do que tem. Ja alguem se perguntou se essa senhora que esta na camera teve participaçao no modo ilegal como a quinta foi adequirida? ou se tera participaçao financeira no novo Hotel e Spa, ou se tem um lugar garantido na direcçao do mesmo apos o fim da sua passagem pela CMG?
É que se pesquisarmos no google, historias a envolver o nome dessa senhora a muitas

Guidinha Pinto disse...

Boa noite Pedro Carvalhal. Exactamente por haver muito material para pesquisa, eu me cansei e fiquei por aqui. Não estou interessada em ocupar o meu cérebro com «estórias como esta». Prefiro olhar Góis na sua essência natural, não política.
Agradeço o comentário.
Fique bem.

Anónimo disse...

Passei ao acaso por aqui e não resisti a fazer um pequeno comentário! Desde logo para dizer que convém arranjar um banquinho para nos sentarmos à espera do referido empreendimento. E também para dizer que você sem querer relacionou e bem os dois factos controversos desta história e que não auguram nada de bom. É que este "negócio" não passa de uma capa para abafar o outro caso em que a presidente, mesmo depois de todos os malabarismos e pressões irá acabar por ser julgada. Digo eu!...