Despedida a Amélia

Amélia, nascida nas Cabeçadas (não nos Ameeiros como referi), filha de Ti Manuel de alcunha o Foguete e de Ti Maria Emília, irmã de Victor e meia irmã de Casimiro, de Amilcar e de Matilde, mulher de Acácio, mãe de António, faleceu hoje.

Amélia era uma mulher de boa índole, belíssima cantadeira e dona de uma voz cristalina. Durante alguns meses de Agosto, alegrou as nossas férias aos serões, na Póvoa da Cerdeira, em casa de seu irmão Amilcar. É essa a imagem que me fica na lembrança. De Amélia a cantar e do som da sua voz, com a nora a tocar acordeão e a família e amigos envolvidos nas cantigas, todos juntos e em boa amizade.
Essa foto de foto, portanto de baixa qualidade, mas que por ser a única que tenho deixo aqui colocada, conta uma estória. Numa bela tarde de um mês de Agosto em férias na terra, fomos até à «Piscina de Alváres». Da esquerda para a direita reconheço: Marido, jovem que não lembro o nome, Tó, Amélia (a espreitar), nora de Amélia (a tocadora de acordeão), mais dois jovens que não lembro os nomes e por trás, de chapéu na cabeça, Acácio, marido de Amélia. Euzinha, cliquei.
Este grupo de 9 pessoas saíram da Póvoa em dois carros e foram a banhos. Penso e é minha convicção que nunca mais voltámos à piscina de Alváres. A água da Ribeira do Sinhel era muito gelada ...
Ficam as boas lembranças.
Até sempre Amélia.

Sem comentários: