Almoço n' O Toucinho

Isto é lá nome que se ponha a Restaurante? É. Fica na Rua de Timor 2-5, em Almeirim. Diz que é *O Pioneiro da Sopa da Pedra*. Acredito, pois então.
Logo que entrámos, fomos recebidos e encaminhados a uma mesa, lá para dentro, numa sala ainda vazia. Devia ser por não ser meio-dia. O ar cheirava a pão e a cena apresentou-se-nos ao vivo: duas senhoras, vestidas de branco, amassavam, estendiam e tiravam do forno aquele pão de nome engraçado - caralhota.
Entámos numa sala com mesas corridas e bancos. Chão em pedra, paredes brancas forradas aqui e ali com motivos ribatejanos - uma cabeça de touro, fotos antigas e cartazes de tauromaquia. Gente simpática e opinada a servir-nos. Como não podia deixar de ser, abrimos com as caralhotas, ainda a deitar fumo ao abri-las, azeitonas e vinho tinto. Quisemos provar sopa da pedra (com tantos anos de prática, devia ser muito boa) e como prato principal, escolhemos o borrego no forno. Comida bem confeccionada e simpatia. ~Só um reparo negativo à sopa, trazia uma pedra, mas faltavam-lhe coentros...

3 comentários:

Anónimo disse...

BOA NOITE
fiquei com água na boca

até á próxima, será este fim de semana!!!

Penedo

Guidinha Pinto disse...

Ainda faltam uns dias e se o tempo não mudar... talvez nos encontremos no meu Primo Afonso, na Póvoa ou nós demos um pulo aos Povorais.
Fique bem.

vinicius disse...

Região encantadora por sua gente e sabores. A verdadeira sopa de pedra parecida com a receita que minha saudosa avó preparava. Quanta saudade.