Ausências: o LP, o Pai e as Fatias


Quando a Festa de Natal era passada em casa dos Pais, lembro-me que ao entrar carregados de prendas e doces, haver sempre música desta quadra a tocar. A tradicional, em língua inglesa. O som saía das colunas de um velho gira-discos que havia na sala de jantar (sala comum), ornamentada com uma enorme árvore de Natal e um presépio ao lado. Havia muita luz, muita cor e principalmente um ambiente de FESTA e ALEGRIA nos rostos. Um único LP era tocado uma vez por ano, na noite de 24 para 25, de cada Dezembro. Ouvíamos cerca de 12 ou 13 das mais famosas canções de Natal. Umas atrás da outras elas iam tocando. Quando o som se calava, lá ia o senhor meu Pai virar o disco e tocar o mesmo. Era ao som de músicas como It's Beginning to Look Like Christmas, Jingle Bells, We Wish you a Merry Christmas, Santa Clause is Coming to Town, Ruldolph the Red-Nosed-Reindeer, O Come All Ye Faithful, and so on, em tom baixo, que a Consoada era degustada e levantada a mesa e reposta, com os doces e vinhos. A conversa era mantida até chegar a meia-noite e a distribuição das prendas. Eu dava pela falta do som quando o disco terminava. Mas com o barulho das vozes e das luzes, quase que passava despercebida. Mas o senhor meu pai dava por isso, interrompia a conversa e dizia «a música parou». Alguns diziam baixinho «estamos bem sem ela» ou «já chega de música João», mas ele levantava-se e ia até ao aparelho virar o disco. Até que o senhor meu pai achasse que nos devia dar música, ela Com o passar dos anos, os Natais começaram a ser festejados também em casa dos filhos. Porque o Natal é das crianças e entretanto uma «pituzinha» nasceu na família e a canseira da preparação de uma festa de Natal começava a notar-se. Uma ano em cada casa. Mas faltou a música. Deixamos que a TV ditasse as modas.
A modos de guardar e recordar, pedi o disco emprestado e gravei duas cassetes com as músicas do LP. Dei uma ao senhor meu irmão. Guardei a outra.
Com o passar dos anos deixámos de ouvir em fundo, na noite da Consoada, as velhas músicas de Natal.
Cá em casa, a cassete gastou-se. E Pai foi-se, há já 10 Consoadas.
Há pouco tempo, em conversa de telefone, a comentarmos o que acumulamos em nossas casas ao longo das nossas vidas, soube que todos os discos, incluindo o LP de músicas de Natal, tinham sido oferecidos pela senhora minha mãe, a alguém. Esqueceu-se de me perguntar se eu gostaria de ficar com algum, para mim.
No seguimento de perdas, mais uma estória. Por via de uma constipação bastante persistente, não vão haver Fatias da senhora minha mãe. Não as vamos provar pela 1ª vez este ano. Posso afirmá-lo, porque fiz as contas, cerca de meio século pelo menos, houve sempre Fatias. Uma travessa grande, cheia de fatias douradas, macias, húmidas de açucar e canela, que eram distribuidas por todos no final da festa e duravam em minha casa até aos Reis.
Resumindo: A minha maior saudade continua a ser do senhor meu Pai. O seu LP de Christmas Songs também se foi. E até as Fatias Douradas este ano não as provo!
Desejo-me, apesar disto tudo, um FELIZ NATAL!

Sem comentários: