Só para saber quem são os nomes que nos vão governar.

Li hoje no Diário da Presidência da República (DPR) 100-A/2009 - Exonera do cargo de Primeiro-Ministro o Engº José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

DPR 100-B/2009 - Nomeia Primeiro-Ministro o Engº José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

DPR 100-C/2009 - Nomeia, sob proposta do Primeiro-Ministro, o Dr. Luís Filipe Marques Amado Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos Ministro de Estado e das Finanças, o Dr. Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira Ministro da Presidência, o Prof. Doutor Augusto Ernesto Santos Silva Ministro da Defesa Nacional, o Dr. Rui Carlos Pereira Ministro da Administração Interna, o Dr. Alberto de Sousa Martins Ministro da Justiça, o Dr. José António Fonseca Vieira da Silva Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, o Prof. Doutor António Manuel Soares Serrano Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o Prof. Doutor António Augusto da Ascenção Mendonça Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a Engª Dulce dos Prazeres Fidalgo Álvaro Pássaro Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Drª Maria Helena dos Santos André Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, a Drª Ana Maria Teodoro Jorge Ministra da Saúde, a Drª Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar Ministra da Educação, o Prof. Doutor José Mariano Rebelo Pires Gago Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Drª Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas Ministra da Cultura, o Dr. Jorge Lacão Costa Ministro dos Assuntos Parlamentares e o Dr. João Tiago Valente Almeida da Silveira Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

...x...

Ora bem. São prof.'s doutores, dr.'s e eng.'s. Caramba, gente instruída. Estudaram uma data de anos, têem experiência acumulada, sabem o que vão encontrar porque o *patrão* é o mesmo. O P.R. afirmou que não o vai inviabilizar, como o outro fez em circunstâncias inversas. Então?!
Estes senhores e senhoras que afirmaram desempenhar com lealdade, seguir o líder, quero acreditar que não é só pela futura Reforma e deixar andar. É que todos eles envelhecem muito, enquanto lá estão. Não deve ser nenhuma pêra doce ser ministro. Façam então o favor de trabalhar e mostrar o fruto do vosso trabalho. A nós, o País. Auferem os salários que decretam, nunca precisam fazer greve. Mas não somos nós, povo, o patrão que vos paga? Então vá, ao trabalho. Nós somos as formigas, portanto não esqueçam: qualquer um se pode sentar num formigueiro, mas só o ignorante permanece sentado.

Dica 1 - Comecem pela Justiça, em todos os seus sectores. Sigam com a Educação. O resto vai atrás.
Dica 2 - Como cidadã votante: que tal não proporem aumentos de ordenados e pensões a partir de um certo patamar? 5000€ é uma mensalidade principesca, comparada com o ordenado mínimo nacional. Estamos em Portugal! Para início de mandato, era uma boa resolução *socialista*, não acham? Não é por falta de pão que se perde a razão mas o inverso: se falta o Pão, é porque algures a montante se abdicou da Razão. Aqui vim buscar esta frase que eu gostaria que fosse da minha autoria.
Desejo, deveras, boa sorte a este governo. É que não consigo sequer imaginar, na praça-dos-políticos-coloridos, quem melhor estaria apto a pegar nas rédeas do meu País, nestes tempos. Lamento muito afirmá-lo. Mas é o que sinto.

Sem comentários: