O que me fez sair de Lisboa em tempo de eleição

Saímos de Lisboa sem votar. Vimos cedo e votamos disse Marido. As Urnas fecham às 7. O dever está primeiro, mas para quê teimar? E fomos.
Chegámos a Coimbra um pouco antes das 11 horas. Adivinhava-se já um dia de muito calor. Esta antiga igreja do Colégio da Companhia de Jesus, de que faz parte integrante, foi outrora conhecida por Igreja do Santo Nome de Jesus. Actual sede episcopal e da Paróquia da Sé Nova. O seu orago é S. Tomás de Vila Nova. Situada no largo da Feira dos Estudantes, actualmente mais conhecido como Largo da Sé Nova. Em 7 de Agosto de 1598 é lançada a primeira pedra da igreja, pelo bispo Dom Afonso Castelo Branco, tendo-se as obras prolongado por vários decénios. A sagração dá-se em 1 de Janeiro de 1640. O frontão principal, mais elevado, tem as armas da nação. Por cima e nos extremos do corpo inferior, duas aletas e, na base destas, duas esculturas dos santos Pedro e Paulo, com o dobro do tamanho natural, harmonizam as diferenças de largura.
O interior é de uma só nave, à maneira jesuítica, com quatro tramos divididos por pares de pilastras dóricas encimadas por um grande entablamento, com capelas laterais entre as pilastras, comunicando entre si, cúpula no cruzeiro, transepto pouco profundo e capela-mor rectangular.

Agora as pessoas, outro tipo de obra de arte. Madrinha, Pai, Mãe como docinho-de-nome-Rodrigo ao colo e Padrinho.

Os Avós, meus queridos primos Afonso e Palmira. Que felicidade hem! vóvós. Foi uma festa muito bonita.

Sem comentários: