Vale tudo

«Abatido macho do casal de águia-imperial que nidificou em 2008. O macho do único casal de águia-imperial que nidificou em Portugal no ano passado foi morto por chumbos de caçadeira, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), que vai apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público. / «O animal foi encontrado morto junto ao seu ninho na passada semana, na área do Vale do Guadiana, numa zona abrangida por uma zona de caça associativa», refere em comunicado o ICNB. » Aqui a notícia.

E agora?
Perante esta notícia, lamento muito pela ave. Pela espécie. E pelo HOMEM. Cada vez mais inculto, mais selvagem.
Imaginar que houve alguém, com carta de caçador passada, o que implica Curso de Formação Técnica e Cívica e Exame entre outras provas (consultar http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/caca/cacador/exames-1 ), que carragou uma arma, apontou e disparou... não sobre caça, mas sobre um exemplar já raro no Planeta, numa zona de caça associativa, só porque tinha asas e penas e voava, dá-me engulhos e comove-me.
Serviu a quem esse tiro? E a peça? Abandonada! Que gozo dá premir um gatilho sobre uma ave? Se esse alguém não sentiu um nó no peito ao verificar que o cadáver não era caça, não há formação que lhe baste. É uma besta! E anda armada. Atira ao calhas. É preciso é acertar.

Cabe à polícia encontrar o ignorante e assassino. Há que aplicar a Lei.
Digo eu. Pois.

Sem comentários: