A propósito de bichos

Este foi o meu protegido. Protegido porque sim. Ele quis e eu aceitei. Foi porque já não será mais. Desisti de o esperar, após os meus bhsbhsbhs's diários, durante bem mais de três semanas. Apenas por causa desta foto, tirada com lente de aproximação, saberei a cor dos seus olhos e o modo como se fixaram em mim, à espera de alimento. No recinto apareceu um gatão, preto, que deu cabo deles, disse-me uma vizinha que assistiu à tareia. Ficaram só três. Dos mais de 12...

De Maria Alice Fabião, Revista TempoLivre, a «História pregressa de um gato» conta assim:
«Do Japão dizem-me que ele traz desgraça consigo, que é capaz de matar uma mulher para assumir a sua forma. No mundo búdico, acusam-no de, à excepção da serpente, ter sido o único a não se comover com a morte de Buda. Há mesmo quem insinue caber à sua família a tarefa de ajudar a lançar as almas culpadas nas águas do Inferno. Ele próprio tem fama de traiçoeiro, de matreiro, de preguiçoso e egoísta; de não conhecer amigos. Para os Muçulmanos, porém, é dotado de baraka, carisma, senhor de poderes mágicos. Antepassados seus encontravam-se muitas vezes entre os condenados, por bruxaria, a serem queimados vivos, em sacos ou em cestos, nos festivais do fogo que, em datas festivas, tinham lugar um pouco por toda a Europa. O mistério dos seus olhos, que não deixam de me fitar, suscita-me pontos de interrogação quanto à veracidade das acusações na sua história pregressa. O descendente da deusa egípcia Bastet, cujos antepassados habitaram o palácio do rei do Sião, faz jus à sua fama de D. Juan, e passa nela, suavemente, uma linguínha áspera, sem por um momento tirar os seus olhos dos meus. Felis Catus, apresenta-se, da nobre família dos Felídeos. A sua linguagem é constituída por tritongos, expressivos acordes de vogais, facilmente interpretáveis.»

Até mais ver, gatinho.

2 comentários:

Sarita disse...

Tenho muita pena pelos seus gatinhos. Eu adoro gatos mas quando são tão "maus" assim como esse tal gato preto, não acho que merecam o meu carinho, apesar de tudo, eu acho que todos os animais têm sentimentos embora uns os mostrem mais que outros e por isso apenas o ignoraria dando o desconto de que os animais não percebem as consequÊncias dos seus actos.
Um Beijo Grande.

Guidinha Pinto disse...

És uma menina muito sensata Sarita.
Beijinho.