Pápas de milho com nabos e castanhas assadas

Algumas castanhas apanhadas e o sol foi-se. Para detrás do Penedo. Deviam ser 4 da tarde. Um friozinho invadiu-nos. Metemo-nos no carro e ála casinha. Quando chegámos, um molho de nabiça acabadinha de apanhar esperavam-nos. Ena o que aqui vai para arranjar! E castanhas para arranjar, também. Não há melhor coisa para espantar o frio que o trabalho. Vamos dividir tarefas. Disse a Marido: eu trato das castanhas e tu da nabiça. Ele tem habilidade para arranjar verduras e eu fico com o calo no dedo, por golpear as castanhas. Já contava com isso :) Mas é tão bom!
O fogão-a-lenha foi aceso pelo Marido. Assaram-se as castanhas, lavadas, golpeadas e com sal no forno que chegou aos 200 graus. A casa aqueceu depressa, também.

Do monte da nabiça arranjada, separei um molhinho e fiz *papas de milho com nabos*, à moda da minha Avó Olinda e à moda da Ti'Júlia. A minha Prima Aurora tinha-me oferecido farinha de milho (da de lá) e não quis perder a oportunidade. Eu precisava de uma provadeira e ninguém melhor que a Laura. Afinal, a nabiça era da safra dela. Foi o jantar das duas. Lambemo-nos: - ai tão boas! Iguaizinhas às da minha mãe. Isto é que tu sabes! dizia enquanto soprava a colher. A receita, essa hei-se colocá-la no Cantinho-da-engorda.

Sem comentários: