Man-o-peixinho


Li que era importante estar atenta à disposição deste meu amigo. Se na minha observação desconfiasse que ele andava tristinho, de barbatanas encolhidas, devia dar-lhe um solinho e um espelho onde ele se pudesse visualizar.
Foi o que fiz. Coloquei o aquário ao sol e um espelho encostado. Fiquei a olhar. Foi espectacular. Após uns instantes, Man viu um peixe idêntico a si, desatou a deslizar aquário fora, com tanta velocidade, que tive de tirar o espelho, não fosse dar-lhe uma coisinha má. Sossegou, mas as barbatanas ficaram abertas, durante alguns minutos. E desde então não deixa de fazer bolhinhas. Tantas que me assustei e telefonei para fish-planet a perguntar o porquê de tantas bolhinhas. Pois é. Man-o-peixinho é um macho muito saudável e as bolhinhas significam que está à espera que uma fêmea passe por ali e deposite os ovinhos nesse ninho que ele constrói com tanto afinco. Quando são em demasia, posso retirar com um recipiente, algumas, mas não todas, para ele não ficar triste. Não é uma delícia? No entanto, está com azar, este meu Man. Não penso fazer criação de Bettas. Lamento que vá passar a sua vida a fazer bolhinhas, em vão. Dona castradora, só eu.

Sem comentários: