Só o homem degrada o meio ambiente. Só o homem pode recuperá-lo

Gostaria que as Comissões de Melhoramentos espalhadas por Portugal fora, quando se reunem nas suas Casas das Festas, tivessem momentos de "educação cívica". Hoje em dia, os que se encontram a dirigi-las ou mesmo os seus sócios, tendo o conhecimento, deveriam encontrar tempo nas suas férias para transmitir pequenas-grandes informações de utilidade pública. Eu faço-o, aqui neste espaço e se estou em casa dos meus amigos e familiares.

Por exemplo: Onde deitar o óleo dos fritos em casa? Vamos raciocinar. Mesmo que não façamos muitos fritos, quando o fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, ou na terra do quintal ou dentro do balde dos restos para alimentar animais. Certo?

Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes, ou as de água), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo o lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e é feita uma triagem. Assim, as nossas garrafas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais. Evitamos despender milhares de euros (a mais) para o seu tratamento. Ou, em sítios onde tudo o que deitamos nos ralos ou pias vai parar às nossas fossas, algures por debaixo das casas de cada um.

UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA. Um milhão de litros de água equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição.... se não fizermos a nossa parte, será muito difícil.

O meio ambiente ficará muito grato, afinal é para o bem de todos.

P.S. - Parte deste texto foi recebido por e-mail. Desconheço o autor, mas facilitou-me a descrição para a foto que tirei em fim de férias, lá na Serra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não vá na conversa de qualquer bicho careta que resolve escrevinhar umas tretas sobre poluição. E quanto a óleos convém especificar, porque há óleos orgânicos totalmente recicláveis na natureza como é o caso dos óleos de fritar e outros que o não são. Estes últimos, designados óleos minerais porque contêm moléculas de metais pesados é que são perigosos. Usam-se na lubrificação de todo o tipo de motores e a sua recolha está acautelada por lei. É claro que subsistem sempre uns quantos vândalos, mas contra isso...

Guidinha Pinto disse...

Agradeço o comentário anónimo. Faço mal então em colocar o óleo de fritos em frascos de plástico? Continuo a afirmar que os óleos de fritar devem ser colocados em recipientes e não despejados na sanita ou pelo ralo abaixo. Sei dos bichos caretas de que fala, mas é tão insignificante assim, para si, fazer diferente? Começar em casa e nos restaurantes? Será que no final os milhares de litros de óleos recolhidos não servirão para nada? Por esse andar ainda não se faria a recolha separada do lixo doméstico ...