O que dás, volta para ti

Hoje li esta notícia no Messenger. Louvo atitudes destas. São pouco difundidas pelos media, por isso penso que colocar esta notícia no Blogger, mais pessoas tomarão conhecimento e quem sabe, irão degustar uma refeição à Pizzaria Il Panzonne, em Lisboa. É o dar de volta. Obrigada a Cândida Craveira e sua família.

A pizzaria lisboeta “Il Panzonne” oferece, todos os dias, refeições aos mais carenciados, local onde algumas pessoas já se habituaram a ir pedir comida, através do “passa a palavra”. Mas o restaurante não é o único sítio onde as refeições são oferecidas, cerca de 30 pizzas são também diariamente distribuídas aos sem-abrigo em várias zonas de Lisboa, por carrinhas de voluntários da Nóuni – uma associação para a Cooperação e Desenvolvimento que surgiu há dez anos com o objectivo inicial de “ajudar os filhos dos emigrantes PALOP em Portugal”, referiu à Lusa o vice-presidente da associação, Carlos Carvalho. Pizzas e outras refeições saem diariamente da cozinha desta pizzaria, situada no centro comercial Via Veneto, em Lisboa, para alimentar pessoas carenciadas e sem-abrigo, uma situação que surgiu da colaboração do restaurante com a Nóuni. Uma parceria que surgiu quando o presidente da Nóuni, Agostinho Amado Rodrigues, conheceu o casal Craveira, proprietário do restaurante, há três anos. “Nós não damos só pizzas. Cozinhamos qualquer prato, eles não podem comer sempre a mesma coisa”, disse Cândida Craveira à Lusa, que actualmente já integra o corpo de voluntários da Nóuni que distribui as pizzas por locais como Santa Apolónia, Praça do Comércio, Cais do Sodré, Rossio, Santos ou Anjos. “Queremos ver a vida das pessoas a mudar realmente”, disse a dona do restaurante, que prefere “dar mil euros para um jantar para sem-abrigo”, como na consoada de Natal organizado em conjunto com a Nóuni, “em vez de dar uma viagem de finalistas” à sua filha. Esta atitude provém da sua infância: “quando tinha onze anos, o meu pai emigrou para os Estados Unidos e ajudou 85 famílias portuguesas a instalarem-se lá. Eu, muito nova,
fazia de tradutora, procurava casas para eles, médicos, tudo”. “O que dás, volta
para ti”, é o mote de Cândida Craveira.....
Poi é queridas sobrinhas. Esta mãe prefere dar mil euros para um jantar para os sem-abrigo, como na consoada de Natal organizado em conjunto com a Nóuni, em vez de dar uma viagem de finalistas à sua filha. Sendo assim, a filha vai pelo mesmo caminho que seus avós iniciaram. Gostava de ser tia desta menina.

1 comentário:

Margarida disse...

Como eu entendi essa máxima, porque daqui só se leva o amor que se distribuiu em generosidade aos que preisam...
beijinhos
guida