Como é linda

Está linda a minha Calceolária. Só pede um pouco de água, solinho e pouco mais. Tem-me dado montes de "bolsinhas de ar". E eu agradeço-lhe, tocando-lhes. Eu sou uma das que falam com as plantas. Nunca nenhuma me respondeu, mas estão vivas. Só a minha árvore anã - bonsai - perdeu todas as folhas e os ramos. Resta um tronquinho rijo, que enquanto não ficar oco, não me vou despedir dele. Continuo a dar-lhe água e sol q.b.

Um pouco de história
No século XVIII, Carl von Linné, o pai da Botânica Moderna, afirmou que a planta difere de animais e humanos apenas por sua incapacidade de mover-se. Dr. Gustav Theodor Fechner, que era médico, físico e professor alemão, foi tido como um louco por muitos em 1848, quando
sugeriu que as pessoas deveriam falar com as plantas para ajudá-las a crescer e produzir flores e frutos mais belos e saborosos. Em seu livro “Nana, a Força Viva das Plantas”, ele ousou dizer que as plantas eram semelhantes aos seres humanos, tinham um sistema nervoso central e possuíam emoções e sentimentos. Indagava com frequência, “ Além das almas que se atropelam e berram e se devoram, não há de haver almas que desabrocham serenas e exalam perfume e saciam com o
orvalho sua sede e com o brotamento seus impulsos ?”. Trinta e quatro anos depois, Charles Darwin, o famoso naturalista inglês, escreveu “O Poder do Movimento nas Plantas”, onde compara as características dos primatas com as das plantas. Para Darwin, as plantas são dotadas de uma capacidade pouco comum de movimento e somente a demonstram diante de uma real
necessidade. No inicio do século XX, o biólogo vienense, Raoul Francé declarava que as
plantas se movem com capacidade, liberdade e graça semelhante aos bichos ou aos humanos.
Isso viria a chocar os naturalistas da época. Rudolf Steiner, o famoso agrónomo e místico
alemão criador da Sociedade Antroposófica, estudou as plantas em detalhe e desenvolveu um método de processar matéria orgânica em combinação com as forças cósmicas e aplicando o produto resultante em doses homeopáticas nas plantações. Foi um ardente defensor da agricultura orgânica. Para ele, não apenas as plantas mas também o solo eram organismos vivos.

Sem comentários: