Almoço no Afonso (Café o Caçador)

Do almoço de 5ª feira tenho esta foto. Foi no meu primo Afonso. O que eles todos comeram - desde as favas guisadas até ao bacalhau assado, não provei nada de nada. Só cheirei. Eu deliciei-me com um belo prato de sopa da minha Prima Palmira. E depois, uma fatia deste belíssimo queijo de cabra meio curado, que se deixava derreter na boca. Foi feito e vendido por uma senhora da Ribeira, chamada Lurdes. É a que faz as broas, disseram. Ah! já sei. Temos de lá ir, disse a Marido, buscar broas. O queijo, logo se vê. A seguir veio uma bica bem tirada para assentar aquelas couvinhas tão boas. Estas duas jovens, chegaram para beber a bica, lá fora ao balcão. Mas dentro da cozinha estavamos nós e mais o Nuno e a mulher Ana Cristina. Elas são mãe e filha. A Isilda e a Sandra. Isilda-a-morgada é casada com o meu Primo Filipe.
É morgada por ser filha única. É divertida, conta coisas muito engraçadas e para além de vizinhas e clientes dos meus Primos Afonso e Palmira, 'são da casa'. A Sandra é uma rapariga muito gira, opiniosa, trabalhadeira como poucas da sua idade.
Entre risos e estórias, cliquei esta segunda foto. Elas não gostaram muito, porque ficam sempre mal, mas eu penso que ficaram bem. Filipe tinha ficado em casa a dormir a sesta.
Lá fora chovia que Deus a dava.
Estava na hora de ir para baixo, para a nossa casinha, onde a Bi tinha ficado a dormir.

Sem comentários: