ZON North Canyon Show 2011




Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre, na Praia do Norte, na Nazaré, estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros). O surfista está na Nazaré a cumprir mais uma missão do projecto ZON North Canyon Show 2011.

O vale submarino conhecido como Canhão ou Cana da Nazaré é o maior da Europa e um dos maiores do Mundo. Recortando a plataforma continental com uma direcção de EW, sensivelmente, prolonga-se por mais de 170km de comprimento e atinge uma profundidade superior a 5000 metros na planície abissal onde este canhão desemboca.
Este espectacular acidente geomorfológico de origem tectónica, relacionado com a falha da Nazaré-Pombal, começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa. Esta garganta submarina provoca grandes alterações ao nível do trânsito sedimentar litoral, uma vez que este vale é um autêntico sumidouro para os sedimentos provenientes de norte, da deriva litoral, o que justifica a inexistência de grandes extensões de areia nas praias a Sul da Nazaré. O Canhão da Nazaré gera a afluência à superfície de águas ricas em nutrientes e plâncton, permitindo a presença de uma fauna bastante rica em espécies de interesse comercial.

Tirei daí: http://www.cm-nazare.pt/news/listnews.aspx?m=a23


1 comentário:

Fábio Burns disse...

assustador, garret insane