Biscoitos de Milho, do Minho

Da Pastelaria S. Pedro, em Vila Nova de Cerveira, trouxemos uns biscoitos de milho. Doçaria popular de Cerveira, desconheço se já foram registados. São deliciosos. Já marcharam, antes que terminasse a data de validade.

Estes biscoitos, depois de me informar muito bem, considero serem do Alto Minho e prontos. Deixo o parágrafo de um dos textos que consultei. Foi tirado daqui e esclarece:

- ... /"Sempre me habituei desde mais novo a que o Biscoito de Milho era desta região, sobretudo de Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura. Já há muitos anos que as pessoas destes concelhos o confeccionam e não me parece que se possa registar um produto dessa forma", comenta José Manuel Carpinteira, afirmando que se Paredes de Coura registou o doce com o nome do município, também Vila Nova de Cerveira o poderá fazer. "Eu posso bem registar o Biscoito de Milho de Cerveira. Isso não é nenhum problema. Depois tem de se ver qual é o melhor e qual a matéria prima do produto", acrescenta, frisando: "É quase como os pastéis de Belém. Não se fazem só em Belém".

Ora bem. Também encontrei a receita. Que eles são de milho amarelo, sabem a canela e a limão, lá isso sabem. Quando eu os fizer, mesmo sem a máquina que lhes confere o formato registado, colocarei o resultado no meu cantinho da engorda. Até lá, se quiser, leve e experimente.

Biscoitos de Milho *

100 grs de farinha de milho, 250 grs de farinha de trigo; 1000 grs de açúcar; 250 gr de manteiga; 8 ovos inteiros; 1 colher de sopa, bem cheia de canela; 1 colher de chá de fermento; Limão q.b.). Misturam-se as farinhas, o açúcar, canela, limão e fermento. Derrete-se a manteiga, que se junta, bem como os ovos, depois de bem batidos. Amassa-se tudo muito bem com as mãos. Após a massa repousar cerca de meia hora, passa-se pela máquina própria e vão ao forno em tabuleiro untado com manteiga.

*Francisco Sampaio, Ilustre e prestigiado gastrónomo, Juiz da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, docente e investigador, excelente comunicador, altamente considerado por todos os membros das mais diversas Confrarias.


5 comentários:

Anónimo disse...

Esses Biscoitos de milho sao tipicos de Paredes de Coura e nao de Vila Nova de Cerveira!! Estao registados como tal...

Helena Barbosa disse...

só agora vi este comentário junto com a receita.Não sou de Paredes de Coura mas vivo cá há 32 anos conheci e conheço pessoas que sempre fizeram os biscoitos de milho.Boa gente que Deus já lá tem e que os fazia como ninguem, os seus seguidores também lá vão fazendo. Só há meia duzia de anos é que Vila Nova de Cerveira quis para si os biscoitos de milho, claro que os podem fazer, até podem ser feitos no Algarve, mas o verdadeiro é de Paredes de Coura, o celeiro do Minho

Unknown disse...

Eu gostaria que me dissesem se estes biscoitos levam um 1kg de acucar ogrigado

Guidinha Pinto disse...

Depois de fazer uma busca na NET sobre a estória destes biscoitos que ainda não experimentei fazer, escolhi uma das receitas. Essa que deixei escrita, leva efectivamente 1000g de açúcar. Basta abrir os links e confirmar.
De nada.

Anónimo disse...

os doces sao de cerveira infelizmente a camara de cerveira é que se pos a nanar e coura registou a patente