Alfazema. A ver se não morre, como a outra. Foi comprada na PLURIJARDIM, na Lousã. Uma casa com imensas flores, plantas e outras coisas. Somos clientes.
Da alfazema em si, deixo o que roubei de um sítio: http://quintadoarneiro.wordpress.com. Com receitas e tudo.


A Alfazema

A Alfazema tem um sabor intenso mas muito agradável. Partes utilizadas as folhas frescas e secas e as folhas.As flores também servem para enfeitar pratos e são comestíveis.

Pode ser usada para aromatizar açúcar pondo dentro do açucareiro algumas flores de alfazema durante uma semana. Pode triturar flores de alfazema com açúcar e usar este preparado para fazer bolos, bolachas ou biscoitos. Também pode usar directamente as flores frescas e espetá-las em bolachas ou bolos.

Para fazer uma gelatina de alfazema faça um chá forte de alfazema ( verta por cima de um punhado de alfazema água a ferver e deixe em repouso 5 minutos) Use este preparado para juntar às folhas de gelatina junte açúcar a gosto e flores de alfazema, fica uma gelatina com um tom lindo e super saborosa.

A alfazema também é óptima com pratos salgados. Junte as flores picadas ao arroz . Vai bem com carneiro, coelho, frango e faisão.

Vai bem com amoras, mirtilos, cerejas, ameixas, morangos,

Conservação

As flores e folhas frescas da alfazema conservam-se num saco de plástico no frigorífico durante uma semana. A alfazema seca conserva-se durante um ano ou mais num recipiente fechado e escuro.

As ervas secas devem ser conservadas em frascos de vidro escuro preferencialmente escuro ou claro mas tapado com um papel, para não apanharem luz directa.


Posted by Picasa

Sem comentários: