Final da Liga Europa

A grande notícia de hoje: futebol. O resto das notícias arrastam-se, com nada de novo.

Deixei de reagir a um desporto chamado futebol e à minha equipe do coração, desde o tempo em que houve uma morte de um adepto do sporting por causa de um "very-light" lançado por um adepto do benfica, num momento que devia ser de festa, no estádio nacional, em Lisboa.
O futebol é uma fenómeno desportivo que move o povinho e a elite de uma sociedade. Mas o estádio de futebol é também um local onde a bestialidade humana se manifesta.
Quando os ódios, os recalcamentos, as vicissitudes da vida transformam um ser humano numa besta, num local onde devia haver emoção e alegria pelo simples facto de se estar a assistir ao vivo a um evento de grande envergadura como é o final de qualquer taça, num espaço como um estádio de futebol, algo está mal. E este povo, a que eu pertenço, não evoluiu assim tanto em 15 anos.

Estamos em tempo de crise e que crise. Ouvi que o custo da ida a Edimburgo para assistir ao jogo ronda os 700 Euros. Ouvi, também, na RTP1 de manhã, no Porto, alguém conhece alguém que anda à rasquinha e nem dinheiro para comer tem, mas vai à final da liga europa. Eu não compreendo, nem aceito esta dependência. Eu gostava muito que o meu país não voltasse a ser o país dos três «ef's». Fátima, Fado, Futebol. Mas está a ser de novo. A crise não é só económica. É muito mais dentro, no âmago de todos nós.

Hoje, 18 de Maio de 12011, faz 15 anos que isto aconteceu. Estive a procurar informar-me sobre este assunto, hoje, por ser dia de festa do futebol português, em Edimburgo. As equipas são outras, os adeptos, não sei não. Só quando tudo acabar saberei. Se calhar, só amanhã.

Que as emoções sejam positivas. Seja quem for que ganhe, é porque merece.

Sem comentários: