Até sempre!

António da Natália, Irmão de Prima Amada e Cunhado de Prima Ti'Júlia, faleceu hoje com 88 anos de idade.
Lembro-me desde sempre deste primo, direito da minha Avó Olinda. O Ti'António, magro, moreno de olhos negros, sempre teve uma cara bonita, um sorriso malandro e chamava-me de Guidinha. Desde a minha juventude, nos meses de férias, eram as suas duas mais velhas a pedirem-me para ir ter com ele, para lhe pedir para as deixar ir aos bailaricos que se faziam na Cerdeira, antigamente. Havia muita gente nova a residir lá. Éramos todos «primos e primas». Ele não deixava, à primeira. Nem à segunda. Tínhamos, eu à frente, de andar atrás dele «deixe, deixe ...», até que deixava. E lá íamos as três ter com os outros. Sem luz eléctrica, os sobrados dos tios eram o piso para dançarmos, ao toque da concertina ou da guitarra, com vozes lindas que cantavam quadras soltas e ao desafio, iluminados por candeeiros a petróleo ou petromaxes, coisa mais recente no tempo que já lá vai. «Olá Guidinha!» (consigo lembrar a sua voz) com um forte aperto de mão e dois beijinhos. Já restam poucos que me tratam assim, de Guidinha.
Criaram uma grande família, de muitas filhas e só um filho, que lhe deram netos e bisnetos. E que agora cuidavam dele. É minha convicção que os velhotes da Cerdeira, na sua grande maioria, tiveram sorte com os filhos que criaram.

No passado domingo de Páscoa, na Cerdeira, subi um lance de escadas e demos um pulo a casa de sua filha, Maria Aurora. Não era habitual essa visita... E eles lá estavam. Ele não me disse nada, apenas me fixava com uns olhinhos escuros, como se fosse uma criança a tentar reconhecer-me. Sentado, aconchegado, com a família a tratá-lo, estava bonito. Sinto agora que foi a modos que uma despedida, porque adivinhar não é para os comuns mortais.
Tal como de outros cerdeirenses já idos, vou ter saudades suas primo Ti'António, porque nunca teve uma má palavra ou mostrou mau modo para comigo.
A seus filhos Maria Aurora, Aida, Arminda, Ivone, Carlos e Isabel, genros, nora e aos netos, deixo aqui os nossos sentidos pêsames.
Até Ti'António!


Sem comentários: