Abrangência ou foi notícia na SIC

Numa época de Informação desinteressante, pessimista, desgraçada, houve esta notícia de 900 pessoas identificadas no Martim Moniz pela Polícia de Segurança Pública, ASAE, SEF e Inspecção Tributária, não sei quando. Só recebi hoje, via e-mail. É intemporal, penso. Foram duas pérolas de etnia cigana que deram a cara para a notícia aparecer na SIC. Eu chamo-lhe Portugal no seu melhor. Ou antes e também, portugueses no seu melhor, os entrevistadores e os entrevistados. A comunicação de massas é assim que funciona. No meio da desgraça que deve ter acontecido a muita gente, estes é que foram A notícia.É a desinformação.
A propósito. Nós vêmo-nos de uma maneira, o mundo vê-nos de outra. WikiLeaks, a tal organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que tem sido notícia per si, escreveu umas coisitas sobre Portugal. Eu penso que os embaixadores em Portugal devem fartar de se rir. Nos intervalos dos assuntos delicados e importantes (os tais classificados, os tais confidenciais) sentam-se em frente à nossa televisão, apreciam estas notícias que são realmente «A notícia» (assim pensam os editores e directores das estações de informação portuguesas) e decerto riem. Não penso que lhes passe ao lado, nem que seja ouvirem falar através do restante pessoal das embaixadas.
No futebol há os olheiros. Na diplomacia há os quê? E aqueles senhores muito importantes que acolhem a informação, a tal que é classificada e confidencial e depois a deixam tornar-se pública ... são chamados de quê?
Ora o Wikileaks tornou-se um problema sério, por haverem homens importantes que abriram mão do que não podiam porque lhes pagam para não poder nem dever, e as fugas de informação são a base deste site tão contestado, tão falado hoje em dia. E viraram broncas. O Wikileaks tem informado o Mundo internáutico dos segredos mais secretos de todo o mundo. Está posto em causa o impensável. O que era "confidencial", "classificado", "privado", desde a mais insignificante e inocente conversa até ao mais perigoso acto que possa vir a comprometer o modo como o mundo ocidental vive. Penso que tudo se tornou um "incidente diplomático planetário", uma internáutica guerra, diferente de todas as guerras inventadas pelo homem.
Foi retirado do Wikileaks o que o jornal El País colocou neste link:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Cable/comentarios/Socrates/Cavaco/Silva/elpepuint/20101211elpepuint_30/Tes
Li por alto. Como hoje estou bem disposta, há sol lá fora, é minha opinião que afinal, os nossos políticos não são como os pintamos, nós os portugueses. Até são pessoas normalíssimas. Uma, aprendeu a exprimir-se melhor em inglês e em pouco tempo, já que é primeiro ministro de um país da comunidade europeia e tinha de conviver. Que notícia! Depreendo que aprender até morrer é um ditado actualíssimo. O outro ficou zangado porque ser presidente de um país, ir à América e o seu homólogo, Bush-filho, não o receber na sua casa branca... Quem não se sente não é filho de boa gente, ora bolas! Já o caso BCP, como cidadã, tenho que aprender mais para ter opinião. Não quero ser injusta, escrevendo só sobre este. Há-de haver mais por aí, muitos mais.
Os poderes paralelos estão aí porque os homens são assim. Desejam o Poder pelo Poder. Uns chegam lá democraticamente (independentemente do que hoje esta palavra vale), outros não. Já vi muitos filmes no cinema. Calculo como estas coisas funcionam. Quem ganha e quem perde nestes negócios, também calculo quem seja - o zé povinho.

Eu fico bastante baralhada se me ponho a ler e a raciocinar no que procuro neste ecran à minha frente, onde teclo, e no outro ecran, também, aquele que tem muitos canais e entra casa adentro só porque está ligado. Depois concluo que não tenho capacidade cerebral para abranger tudo isto. Saio daqui ou desligo a TV. Afinal, eu sou uma terráquia, sou humana. Tenho muitas tarefas caseirinhas e algumas preocupações com os que me rodeiam de tal modo que me preenchem o dia. Tento manter-me informada sobre o que se vai passando neste nosso Mundo, não tanto na especialidade, mas no todo. Assim, de vez em quando, ainda me divirto. Outras vezes fico verde de raiva, outras agoniada.
Os humanos são 99% animal e 1% humano. Este 1% é que está a estragar tudo. Ouvi ou li algures. Plenamente de acordo.

2 comentários:

AdrianoRFilipe disse...

Bom dia Guidinha,tem toda a razão.
Abraço

Guidinha Pinto disse...

Bom dia Adriano. Obrigada pelo comentário.
Fique bem.