2 dias de Festa e mais 1

1º de Maio, dia do Trabalhador reivindicar. Muito conseguido e muito ainda a conquistar.
2 de Maio, dia da Mãe. Parabéns a todas as Mães.
3 de Maio, dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Uma frase de Winston Churchill: «Feliz do povo que pode vaiar os seus governantes»
Uma frase de Juscelino Kubitschek: ao atravessar enorme manifestação de estudantes foi vaiado exactamente quando atingiu o final da mesma. Aí, pegou no microfone e disse: «Feliz é o país em que os estudantes podem vaiar o Presidenteda República».
Uma frase dita em 1671 por um pobre Governador da Virgínia, estado dos Estados Unidos: «Graças a Deus não temos escolas livres nem tipografias e espero que nestes cem anos não venhamos a tê-las. Porque o saber gerou a desobediência, a heresia e as seitas no mundo. Deus nos livre de ambas (escolas livres e tipografias)».
Ora bem. A liberdade de expressão é absolutamente essencial em qualquer Estado considerado Democrático. Os governos democráticos não devem controlar o conteúdo de discursos escritos ou verbais. É saudável existirem várias vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes, mesmo contrárias ao governo. Isso é liberdade de expressão. Democracia é o poder debater livre e abertamente tudo o que é político. No entanto, a democracia depende de um Povo consciente dos seus direitos, coisa que nos falta ser. Há todo o acesso à informação que nos permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública. Mas quem nos agarra?
Penso que escritos como o seguinte não ensinam nada, só exacerbam os ânimos de um Povo que não sabe debater ideias. E o autor já deu provas de saber transmitir factos, de uma maneira séria, construtiva e educada. Assim, a liberdade de expressão fica ferida. Isto não é Liberdade de Imprensa, é falta de educação. Haja decoro senhor jornalista.
Conhecem?

Sem comentários: