Coisas interessantes que se recebem via e-mail

[http://www.navpt.com/] é um site feito por quem sabe:

- Ricardo Lopes - rlopes@navpt.com

- Eduardo Arraia - earraia@navpt.com

de certeza com diversas finalidades. A minha, apenas tem como finalidade matar a curiosidade que tenho em imaginar-me a ver coisas, mas vistas de cima para baixo, do céu. Mas não só. Posso utilizar este site antes de ir ao aeroporto esperar alguém, posso verificar a localização do vôo. Ou se quiser ver em tempo real as aeronaves comerciais em voo sobre o nosso espaço continental. Se eu clicar em cima da aeronave posso ver as todas as informações sobre o voo.

Para além do tráfego aéreo, posso imaginar-me a ver navios, utilizando o mesmo site. Mostra o tráfego marítimo, estão assinalados os navios à beira do Tejo. Depois, cada um, mostra indicações do nome do navio, a proa que está a fazer, a velocidade e as dimensões!

E até assinala o espaço controlado por Portugal, por uma linha amarelinha, que contorna esse espaço.

Claro que fui espiolhar tudo. Deparei com estas «LPCC FIR». Mas que diabo é isto? Fui procurar compreender o que significam estas duas siglas. Encontrei.

Tem a ver com o Espaço Aéreo e é assim:

«O Espaço Aéreo português está dividido em duas Regiões de Informação de Vôo (Flight Information Regions): Santa Maria Flight Region (LPPO FIR) e Lisbon Flight Information Region (LPPC FIR). Estas duas regiões de informação (FLIR's) são completamente diferentes uma da outra. O LPPO FIR não está servida por radar sendo um ponto de controlo concessionado, enquanto o LPPC FIR é servido por radar. A baixa altitude existe uma grande parte do espaço aéreo que não tem controlo. A qualidade e experiência do Controlo Aéreo em Portugal são reconhecidas mundialmente garantindo por isso a segurança aérea no Espaço Aéreo Português.» Copiado de [http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1250].

Muito interessante, acho eu. Recebido de P. Santa Cruz. Obrigada :)

Sem comentários: