Arraiolos e o seu castelo altaneiro

Passeio em manhã de sol radioso. Em direcção à Herdade da Tapada dos Coelheiros na Igrejinha.
Arraiolos foi o primeiro desvio e paragem. Subir até ao Castelo e olhar à volta.

Castelo de Arraiolos - a sua história.
«A intenção de construir um castelo na então herdade régia de Arraiolos remonta a 1217, quando D. Afonso II autoriza D. Soeiro, bispo de Évora, a edificá-lo.Mas este desejo só se concretizaria quase um século mais tarde quando o monarca D. Dinis, que lhe outorga foral em 1310, inicia a sua construção. Deste conjunto fazia parte um Paço, já desaparecido, a cerca com a porta de arco ogival e a torre de menagem, que ainda hoje se mantêm de pé. O castelo está também associado à memória de D. Nuno Álvares Pereira a quem foi doado o senhorio da vila em 1387. Nos inícios do século XV terá aqui residido por diversas vezes.Em 1613 o castelo encontrava-se já em avançado estado de ruína. Os oficiais da câmara queixam-se de que a fortaleza e as casas que estariam dentro do castelo se estavam a desfazer. De um passado imemorial, pré-histórico, guardam-se, no Museu de Évora, alguns percutores de quartzo e um machado de cobre recolhidos na alcáçova.»

In: Castelo de Arraiolos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-03-24]. Disponível na http://www.infopedia.pt/$castelo-de-arraiolos.

4 comentários:

Dalton França disse...

Olá Guidinha!
É uma grande satisfação aportar por aqui e deparar-me com 'coisas que não são coisas'.
Suas fotografias são verdadeiros poemas. E sua narrativa, autênticas - e magníficas - aulas de Português, História, Geografia, Sensibilidade...
Parabéns! Um grande abraço!

Adriano Filipe disse...

Gostei das fotos e da informação histórica,nos dois posts,Portugal tem coisas muito bonitas.É pena o comércio não estar, para os forasteiros.

Abraço
Até logo

Guidinha Pinto disse...

Obrigada pelo comentário tão simpático. Volte sempre.

Guidinha Pinto disse...

Pois é Adriano. No entanto todo o mundo se queixa da falta de dinheiro...
Abraço e bom fim de semana.