Nova Igreja de S. Francisco Xavier. Inacreditável

Há muitas imagens que correm pela Internet que são coisas feitas. Já tinha recebido alguns mails com estas fotos. Não dei importância e sorri-me. Mas não é para sorrir. Parece que é a sério, mesmo. Eu não posso acreditar no que os meus olhos espantados vêem. Isto . Será possível?

E ainda por cima fazem peditório! Eu dou, costumo dar, por vezes nem sei para o que dou. Mas para isto? Construir-se uma Igreja, Católica, bem colorida de dourado, vermelho, laranja, verde, amarelo ... ???!!! (não tenho mais pontuação para demonstrar a minha indignação) em vez de conservarem as antigas, as branquinhas, dentro dos estilos arquitectónicos que populam pelo nosso País. Para a Igreja Católica a Crise não existe, está visto. Mas só nas construções se mostra progressista, práfrentex. O tal Jesus, pilar da Cristandade, se cá estivesse que faria? Decerto, pelo que dizem dele, destruiria não só os vendilhões, mas também o templo.
A Arquitectura desenha a cidade onde vivemos. Eu não gosto desta construção. Dá nas vistas pela negativa. Não estamos nada, mas mesmo nada bem de ideias. E foi esta «coisa-tipo-loja-dos-chineses» concebida por um arquitecto. De nome Troufa Real. Olho para o desenho e o nome do autor lembra-me uma Ave do Paraíso. Brinco um pouco para desanuviar.

Haja decoro, Senhores donos de paróquias. E senhores responsáveis pelas cidades: Não aprovem este tipo de construções. São aberrantes, independentemente de terem como finalidade um casino típico de Las Vegas, um carrossel, uma casa de diversão diurna/nocturna ou um centro comercial. Nós teremos que conviver com aquilo :-/. Tão inestético.

Sem comentários: