Uma comemoração, dois temas: O oceano cósmico e os nossos oceanos




Festeja-se a invenção do Telescópio e escolhi a notícia publicada aqui

.../
Ao se apropriar de um instrumento construído na Holanda e modificá-lo, tornando o telescópio até 32 vezes mais potente, Galileu conseguiu dar bases científicas para a tese heliocêntrica de Copérnico. Sol e a Lua não eram esferas perfeitas como se pensava antes. Como a Terra, na visão do astrónomo, o homem não seria o centro. E isso desagradou à Igreja Católica. Galileu foi condenado pela Inquisição, por heresia, primeiro privadamente, em 1616, e depois, num julgamento público, em 1633. Para se salvar, teve que se retratar.

/...

Olhar para cima é milenar. Perscrutar os céus à procura de respostas sobre quem somos, de onde viemos, que mão fez o que nos é apresentado, faz parte do homem. Galileu Galilei ajudou muito, há 400 anos. Apesar da Igreja Católica, giramos à volta do Sol, sim.

Aprender Física, compreender que somos matéria estelar, deveria fazer parte da cultura humana. Haver pessoas como Carl Sagan, um Professor entre outros, que soube descer do seu pedestal e conseguiu chegar até nós, criaturas humanas comuns, para nos abrir na mente outras perspectivas sobre o que é a realmente a Vida, o Conhecimento e quão pequenos nós somos.

O filme mostra como tratamos mal os nossos oceanos. Convido-vos a olhar sem telescópios, à vista desarmada, para a nossa terra, «esse pequeno mundo aquecido, com continentes e oceanos»*.

Temos de ser nós a olhar por e para nós. Olhar por nós que «flutuamos no Cosmos como uma partícula de poeira no céu matutino»*. Vamos olhar com mais respeito para este presente envenenado que é o plástico. Quando mal utilizado é uma arma que se vira contra nós.

Vamos reciclar. E re-utilizar muito bem o mal-ben-dito plástico. Quando não servir para mais nada, coloquemo-lo no contentor certo, não no mar, não largados pelos diversos chãos. A nossa casa comum - o PLANETA - agradecerá. E o Cosmos também :)

*Carl Sagan, Cosmos in YouYube

Sem comentários: