Feira da Pêra Rocha, no Bombarral


Entrada na feira

Stand expositor de fruta e pecuária, muito engraçado, com sede em Leiria

Cantinho de um stand com licores, bolos e doces

Stand da ECOFRUTAS (http://www.ecofrutas.pt/)

Tradicional Jogo da Malha - só lancei as malhas ... que falta de jeito

...""...

Fim de semana à porta. Ir onde? Gostava de ir ao Seixal olhar a baía... uhm, não está o céu azul, vai ventar. Melhor não. Ir onde? Lembrei que ouvi notícias sobre pêra rocha e um concurso do maior bolo... Ah! já sei. Vamos antes ao Bombarral, à Festa da Pera Rocha. Bóra? Bóra.

Sábado lá arrancámos com as senhoras mães, cerca das 10.30h. A viagem fez-se bem, de Lisboa a Torres Vedras e daí ao Bombarral. Só pela viagem, valeu a pena. De um lado e do outro da estrada olhava-se e via-se a terra cultivada. Afinal ainda há trabalho. Boas notícias. Este cantinho da Estremadura está assim. Encostas forradas de árvores de fruta e vinhedos. No centro-oeste de Portugal. Há uma longa tradição na fruticultura. E é reconhecida. Hoje é a Região Demarcada da Pêra Rocha do Oeste. Montes encimados por moinhos de vento, com as velas girando ao sabor do tal que soprava forte. Lembram-me os meus desenhos da primária. Há alegria nas gentes que se traduz na forma como nos tratam, a nós, que estamos de visita. Gente simpaticíssima. É mania nossa parar nas tendinhas que nos interessam, meter conversa, perguntar de onde é. Comprar o que é nosso. Para além da boa disposição metemos na alcofa pêras rocha e carapinheira (há quantos anos não a olhava), pêssegos, tomates, cebolas, queijo da Celinda da Sertã puro de ovelha, queijo de ovelha e um chouriço de carne da Enchido do Sabugueiro e mais uns pequenos rijos envoltos em pasta de colorau, de cabra, ovelha e mistura, da Sertã queijo. Eles sabem fazer a coisa. Mostram-nos que podemos provar os diversos produtos ... bocadinhos de queijo identificados em pratos, com tostinhas ao lado, à disposição, a meio da manhã, quase hora de almoço. Derretiam-se na boca. Uma provocação ao paladar e à respectiva ida ào porta-moedas. Quem resiste a estes mimos?! E mel Serradinha, do apicultor nº 10050001, de Rosmaninho, Eucalipto e Queiró.

Para nossa primeira ída ao Bombarral, até que gostámos. Seguimos para Vermelha, para abastecer o estômago. E com sorte, apanhar aberta a Adega Cooperativa e a Padaria.

Sem comentários: