1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador

Estamos a pensar sair da cidade. Arejar para outras altitudes. Ouço dizer que o fim de semana prolongado vai ser de Primavera e sem chuva. A pensar nisto, já fiz as malas. Iremos amanhã. Dia 1º de Maio.
Para os outros, os que vão ficar por cá e a comemorar esta data, que tenham um dia de luta, não de luto. Lembrei a História e consultei o site: http://jpn.icicom.up.pt/2004/04/30/o_primeiro_1_de_maio_em_portugal_e_no_mundo_.html.
donde retirei um parágrafo:
- «Foi o luto que fortaleceu a luta, há muitos anos. Três anos depois da condenação dos que ficaram conhecidos como os “Mártires de Chicago” as repercussões sentiram-se na Europa e assim, em 1889, a Segunda Internacional Socialista decidiu, em Paris, proclamar o dia 1º de Maio como o Dia do Trabalhador em memória dos que morreram em Chicago»...
Há 35 anos atrás, nós por cá continuávamos a celebrar a Liberdade acabada de nascer. Estive na Alameda D. Afonso Henriques. Sem máquina, não houve cliques, só a memória reteve essa tarde LINDA.
...
Ouvi a há dias na TSF que a União Europeia decidiu, abandonar a polémica directiva que permitia o alargamento do horário de trabalho para as 65 horas semanais. Tratou-se de uma proposta que não colheu o acordo dos 27 governos, nomeadamente o português, e mereceu a oposição de muitos eurodeputados.
Valha-nos isso.
Viva o 1º de MAIO.
VIVAM OS TRABALHADORES DE TODO O MUNDO!
BEIJOS. BEIJOS. BEIJOS.

Sem comentários: