Heróis de circunstância

Entre algumas das definições da palavra HERÓI, retirei esta: O herói será tipicamente guiado por ideais nobres e altruístas, como liberdade fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral, paz.


Isto a propósito de 1 Homem-que-uma-onda-levou de nome José Costa, ter sido salvo de morrer por afogamento. E foi salvo por quem? Não foi pelo INEM, nem pela Força Aérea, nem pelas lanchas da Marinha de Guerra. Não. Foi salvo por ALDER, JAMIL e MARCO. 3 ilustres desconhecidos que, en passant, viram alguém que sendo lambido por ondas altas, precisava de ajuda - e ajudaram com algum risco para as suas próprias vidas. O mar é o mar, é o mar, é o mar. Não se deve menosprezar.


Retiraram o Homem-que-uma-onda-levou do mar e da faixa rochosa em que se encontrava enquanto outros gritaram, filmaram, chamaram o 112. Apareceram o INEM, a Guarda, não sei se Bombeiros ou algum helicóptero. Entregue o Homem a quem de direito, os três salvadores talvez esperassem apoio a nível de primeiros socorros. Talvez uma lambusadela de qualquer desinfectante bastasse. Tiveram como resposta - chamem outra ambulância.

Pelo que assisti hoje no Canal 1, eles são pessoas simples. E os simples lambem as suas próprias feridas. Apanhados pelo acaso a salvar uma vida, salvaram e pronto. Parecem não esperar nada em troca. Viraram assunto para preencher programas televisivos. Amanhã, quem se lembrará deles, com tantos assuntos importantes pendentes?


Como Mulher, portuguesa e agnóstica, só posso escrever aqui: Obrigada por estarem lá e por terem acudido. Que Deus, Alá, o Destino, a Vida ou o que seja, vos traga o que buscarem. Porque sim.


E o cão? Não se fala dele!? Afinal era um Homem que andava a passear o seu cão, junto ao Mar. Dik-o-cão. Faz parte desta estória. Aliás, como rafeiro que é, teve o instinto de sobrevivência muito apurado. Conseguiu sair de dentro de água sem dar nas vistas e seguiu a caminho de casa, onde, dizem, esperou pelo dono. Eles são assim. Os cães, quero dizer. Diante de um susto reagem e com alguma sorte correm para o seu refúgio - a segurança da casa onde habitam, o seu Lar.


Concluindo, vocês 3 - ALDER, JAMIL e MARCO - são meus heróis.

Sem comentários: