Criaturas da Ciência

Começa hoje a semana da Ciência e da Tecnologia. Aproveito para relembrar pessoas que entraram na minha vida de trabalho (ou eu entrei na delas) e pelas quais nutro amizade e admiração. Girei à volta de algumas, como a Lua gira à volta da Terra, em mútua atracção, embora a minha massa fosse *ínfima* (matéria atrai matéria ...).
Não passei de uma secretária-ouvinte-atenta que seguia o protocolo ... enfim, uma funcionária pública que teve a sorte de conviver com gente muito especial. Sem pretender esquecer nenhum, relembro:


  1. António Manuel Baptista (lembro tio de Marido numa situação: numa recepção, ao constactar que alguém bebeu um cálice de Porto em vez de o degustar, afirmou: quem tem sede bebe um copo de água);

  2. Carlos Ribeiro (o médico do meu coração, está tudo dito);

  3. Edward Stadlin Limbert (lembro-o em 1974, na 1ª festa de Natal em plena revolução, quando me viu separar para a direita e para a esquerda umas certas garrafas de vinho que uma certa pessoa tinha trazido, me repreendeu com um sorriso e um abanar de cabeça: *Margariiiida* ... como o compreendo, passados tantos anos);

  4. Mortó Cityrama Naique Pratape Rau Sir Dessai (único homem da etnia Sikh que conheci. Um doce de pessoa. Chamou-me *Márgárida * e disse-me: quando souber escrever o meu nome pago um almoço a si e a seu marido - e pagou, no Tia Matilde. Anos 70. Saudade);

  5. António Cavaco Catita (meu querido Director);

  6. Francisco Costa Mira (lembro apenas uma entre centenas de lembranças boas: eu tomava conta enquanto ele encostava a cabeça no seu cadeirão, levantava as pernas, cruzava os braços e fechava os olhos dizendo "são só 10 minutinhos e fico como novo". E ficava! Saudade!);

  7. António Arruda, que saudade do meu amigo!!!;

  8. Carlos Nobre Leitão, C. Santos Costa, A. Lacerda, António Dias Pereira, J. Midões Correia, Pedro Lage, Isabel Claro, Piteira Barros, Luis D'Orey, Anabela Pinto, Marília Cravo... todos vivos e a mexer. Como desejo que durem no tempo para que continuem a dar o vosso melhor em prol dos doentes do nosso IPO e em prol da investigação.

Convosco aprendi o que sei sobre a saúde e sobre a doença. Sobre a Prevenção. Sobre a Investigação Científica. Sobre as Doenças Familiares. Sobre Rastreios. Sobre Estudos Comparativos. Dei de mim o que pude, em trabalho de campo, e aprendi muito, muito com todos vós. Ainda disponíveis a um pedido de socorro meu. Obrigada a todos vós.


  1. Manuel Sobrinho Simões, Alexandre Tiedtke Quintanilha, António Barreto, Fernando Nobre, Nuno Lobo Antunes

Lamento não os conhecer pessoalmente. Mas iluminam-me. Ouvi-los na comunicação social e lê-los é um bálsamo para o meu cérebro, entupido que está por estar rodeada tanta estupidez, ignorância, ganância, e outros adjectivos pouco dignos do homem democrático, do ser humano. Para além da impunidade em que vivemos, que deixa muito a desejar numa democracia.

  1. Um estrangeiro, especial: Carl Sagan. Para sempre uma referência. Leio-o como outros leem livros sagrados.

.../...

Uma estória passada entre dois personagens de ficção da literatura britânica criados pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, ao fim ao cabo, uma estória sobre Ciência Forense:
*Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir. Algumas horas depois, Holmes acorda o seu fiel amigo:
- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê. Watson responde:
- Vejo milhares e milhares de estrelas. Holmes então pergunta:
- E o que é que isso significa? Watson pondera durante um minuto, depois enumera:
- 1) Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, biliões de planetas;
- 2) Astrologicamente,observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte;
- 3) Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 3h15 pela altura em que se encontra a Estrela Polar;
- 4) Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes;
- 5) Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Correcto? Holmes fica um minuto em silêncio e então responde:
- Watson, seu imbecil! Significa apenas que alguém nos roubou a tenda!!!*

2 comentários:

Era uma vez um Girassol disse...

Do Transmitir aqui vim ter, já andava perdida...por andar ausente dos blogues.
Mas fica aqui um convite para brindar no girassol!!!!
Beijinho da flor, que não esquece a Tribo!

Guidinha Pinto disse...

Obrigada Girassol ;)