4 mulheres unidas pela amizade e por laços familiares

Dia 12 de Julho. Há 78 anos nascida. Sogrinha, parabéns!!!
Neta dela e minha sobrinha-afilhada
Comadre-Amiga dela e minha mãe
Falta a minha foto, eu que cliquei todas menos a mim, fui a 4.ª Mulher.

Chegaram juntas as 3 mulheres, no autocarro, era meio-dia. Vinham sorridentes e frescas, apesar do calor que se fazia sentir. Para juntas comemorarmos. Hoje, era connosco. Amanhã será com outros e para o mês que vem haverá de novo festa. Ela assim quer. Ela é quem manda. Ela é uma Mulher.
Enquanto já sentadas consultavamos o menú, ela disse:
- Setente e oito, e fez uma pausa olhando para nós. Continuou:
- Já são muitos anos! Alguma vez pensei chegar a esta idade, assim? afirmou sorrindo.
E todas nos sorrimos e acenamos afirmativamente com a cabeça.

Eu penso e escrevo sobre: Ela possui um cérebro que sem ajuda alguma planeia, fala, pensa, faz contas, sonha, ora, comanda um corpo que mexe, sobe, desce, carrega, com um vigor frágil de uma septuagenária ... é de boa construção, é de outros tempos! Este corpo não tem parança. Descansa como qualquer corpo humano por necessidade de refazer forças. Teima pelo menos, ter menos 30 anos. Assim mesmo. Ela é a própria a dizê-lo. Para mim, este ser humano que às vezes já se vai abaixo, sem o demonstrar, aponto-lhe um defeito: Pouco exige, dá demais.

Sobrinhos meus, netos dela, eis um exemplo vivo de um ser humano íntegro, capaz de sacrifícios, amigo. Um aparte: não chegam os beijinhos, as festinhas, os abraços, que ela adora. Há que procurar aliviar o seu dia-a-dia. Há que reconhecer que já fez muito. É preciso. Sabemos do que escrevo.

Só quero e tenho de desejar, à minha Sogrinha, muitos mais anos de vida, com a força que ela sabe ir buscar dentro dela. E de a convidar para passeios e férias. Sim, que seres humanos como ela merecem e também precisam que os levem de férias e a passear.

3 comentários:

Margarida disse...

Parabéns a todas as da foto e à Sogrinha que faz anos ainda mais parabéns.
Faz favor D. Guidinha de colocar a sua foto acho que és parecida com a tua mãe. Todas lindas.
beijinhos
Guida

Guidinha Pinto disse...

Obrigada. Sou muito parecida sim senhora. Quanto à foto, agora com esta coisa de ter um telélé que com um clic fotografa ... esqueço-me de mim. Mas estou sempre presente, enquanto o clic for meu ;)
Um grande xi-coração para ti.

Anónimo disse...

Toma e embrulha!!!...quem não percebeu percebesse que eu também não percebi e fiz por perceber, percebeu?...
...e a Jacintinha que pense mais nela! é que 78 anos...pesam no tempo embora não pareça!!!até para o ano, ou antes quem sabe?