Nunca gastes tudo, dizia meu Avô Manuel

Vivemos numa sociedade contraditória. Cuidado sobrinhos!
Nós, os tios, somos capazes de estar durante muitos minutos sentados no nosso carro, esperando numa longa fila a nossa vez para comprarmos combustível ... para poupar 10 cêntimos por litro!Mas não vamos para casa. Não. A seguir, alguns dos Tios, vamos ao Hipermercado-dono-da-gasolineira encher o carrinho de produtos, na sua maioria desnecessários ... e pagamos com o cartão de crédito! Afinal o que se poupou na gasolina não utilizamos em compras mesmo necessárias e no mesmo montante! É que só assim realmente se poupava! Não gastar ainda mais.
E mais ainda: Ao utilizamos o cartão de crédito ... é contraditório!!! Lá se vai a poupança para o juro do cartão!!!Nós, alguns dos Tios, fazemos despesas diárias e ... pagamos com o cartão de crédito!
Há quem faça colecção de cartões!!!
Só por os exibirem pensam que destilam estatuto.
Cartões de crédito? Compre agora, pague depois?
Daqui o endividamento, apenas pelas aparências.
Eu pago logo, no acto. É à pobre. Quero saber com o que posso contar. Foi assim que me ensinaram. Chega o fim do mês. Conseguimos não gastar tudo? Melhor. Fica de lado. É pouco? Não faz mal - grão a grão enche a galinha o papo.
Mais agora do que nunca penso que devemos conter as despesas. Listar o que é prioritário e obrigatório na nossa vida. A tendência é que o preço de um produto hoje, já não é o mesmo passado um mês. Subiu. E muito. Mas os vencimentos, as semanadas, esses manteem-se.
Tios: desde quando um carro, um LCD plasma, um telemóvel ou um acessório de roupa de marca são prioridades na nossa vida? Se o vencimento auferido é curto para cobrir as despesas diárias e mensais, como a habitação, a alimentação, a água, a luz, o gás ... a educação, a saúde, não se consegue ter saldo positivo no fim do mês. É claro. Não interessa? Compra-se agora e paga-se depois? ... mas paga-se quando? Com que dinheiro?
Ouçam um bom concelho, eu o dou de graça: Sobrinhos, nunca gastem tudo. Mudem de rumo, de carreiro. Vejam as vossas prioridades e gastem de acordo com a semanada. Eles continuam a ganhar, com as promoções que nos oferecem. E alguns de nós, alguns de vós, a cairmos que nem patinhos.

Sem comentários: