Depois do almoço de Sábado

No sábado, acordámos eram 15 para as 11 horas da manhã. Pode? Claro que pode! Chovia muito, estava escuro ... foi a nossa desculpa. O almoço estava combinado. Eu, Marido e Prima Aurora, no restaurante 'O Caçoila', no Esporão. Carapau deste tamanho para grelhar (informou-nos o Sr. João, no dia anterior, afastando os dedos indicadores um do outro) e leitão. Eu e Prima Aurora deliciámo-nos com os carapaus grelhados com batatinha cozida e um molho onde substituíram a cebola por alho aferventado em azeite e menos salsa. Uma delícia. Hei-de experimentar fazer cá em casa. O leitão foi para Marido. Tinha de ser. Conversa puxa conversa e passamos um bom bocadinho.
Depois da factura, em vez de ela ir para sua casa - fazer o quê? - convencemo-la a vir connosco, até à Ribeira. Iríamos buscar Mateus a casa e seguiríamos directamente para a da Senhora Lurdes, a fazedora de broas lá da Ribeira. Tinha sido Mateus a fazer a encomenda, de véspera, via telefone. E lá fomos, os 4, até à Ribeira. Não conhecia aquela parte onde a Senhora Lurdes mora. Muito bonita. Ah! e sempre a chover, ou a pingar ou a morrinhar...
Nas 1ª e 2ª fotos, a Senhora Lurdes mostra o seu trabalho. Ao lado dela, uma cunhada. É sempre assim: Quando nos deslocamos a sítios lá da Serra, há sempre gente que nos conhece. Por sermos todos primos. Ou por ser a neta ou a filha ou a irmã ou a sobrinha de ...
E depois são os sorrisos, bonitos, que eu gosto de captar e trazer comigo. Virando as costas, aquilo foi tudo fingimento, dizem alguns naturais de lá. E eu ralada!?
Na 3ª foto, estão, por esta ordem: a Prima Aurora, a Senhora Celeste e a Senhora Clarisse - as duas últimas são irmãs. Por sua vez, a Senhora Clarisse é cunhada da Prima-Laura-a-pastora e de Mateus, que fecha o grupo no lado esquerdo. Complicado? Isso seria fazer a minha árvore genealógica, por parte de meus avós maternos. Isso sim seria complicado.
A 4ª foto, é a da subida para o meu Sítio. Passando por esta casa espectacular, reconstruída pelas mãos do dono que nem é do ofício, mas engenheiro, com todos os pormenores, pedra a pedra, flor-a-flor, retoque a retoque, penso: O que se faz com amor, dedicação e muito trabalho, é sempre digno de aplauso e de ser mencionado.
E propus um cházinho e uma visita às novas bichinhas-vegetais que a Prima Aurora vai ter de regar.

Sem comentários: