Saí por instantes do laptop e ganhei com a troca

O sono tarda em vir. Zapping, é uma maneira descansada de clicar e passar pelos canais televisivos à procura de qualquer coisa de interessante. Calhou parar no canal RTP Memória com o Prof. José Hemano Saraiva, que aprecio particularmente, a gesticular e a falar de nós, dos portugueses não saberem a sua História, a história do seu País comparando-nos com outros povos da Europa, muito mais evoluídos. Estava a referir que nos séculos XVI e XVII, enquanto que em França, em Espanha, na Inglaterra, os respetivos réis mandavam fazer coisas extraordinárias, viveram Descartes e Spinoza, filósofos políticos como Hobbes e Locke, foi o tempo do Renascimento cultural, a era o Iluminismo, aqui em Portugal nem filósofos, nem escritores, nadica de nada. 
Apenas um homem no século XVII mereceu o seu destaque e indicou a única figura que considerou espantosa. O Padre António Vieira. Ele acertou, pelo menos quanto a mim. Sou uma ignorante em História de Portugal. Tenho aprendido muito mais história ultimamente do que quando andei a estudar no meu tempo certo. Não havia nos livros «estórias» na nossa História. Era preciso gostar de saber História e não eram as datas, as dinastias, os nomes dos réis que me motivaram a querer aprender. E depois eram todos muito feios e algo cruéis e gordos. Nunca chumbei na disciplina, bastou-me fixar a matéria, porque o meu mundo sempre foi mais «números». 
Estive atenta ao programa todo. Interessante a analogia feita três séculos e meio mais tarde. Fui procurar agora mesmo, na Net, o Sermão do Bom Ladrão, de 1655, de Padre António Vieira. Tive sorte, encontrei.
Fica aí. 
...
«Os teus príncipes são companheiros dos ladrões. - E por quê? São companheiros dos ladrões, porque os dissimulam; são companheiros dos ladrões, porque os consentem; são companheiros dos ladrões, porque lhes dão os postos e os poderes; são companheiros dos ladrões porque talvez os defendem, e são, finalmente, seus companheiros, porque os acompanham e hão de acompanhar ao inferno, onde os mesmos ladrões os levam consigo.»
...
Uma espantosa figura que o Prof. José Hermano Saraiva apresentou, que combateu com palavras pela liberdade em geral, pela liberdade dos judeus contra o santo ofício e pela liberdade dos índios brasileiros. Muito à frente do seu tempo. Fiquei de tal modo interessada neste vulto que vou procurar e adquirir «Citações e Pensamentos de Padre António Vieira»

1 comentário:

Guidinha Pinto disse...

Obrigada Tina. Há que tempos não a visito. Desculpe-me.
Vou mesmo agora aí.